terça-feira, 17 de novembro de 2009

Foto no Laboratório
















Fotos dos experimentos realizados



















Durante o mês de outubro foram realizados vários experimentos como: conhecendo o laboratório, A garrafa azul, Fenômenos físicos e químicos, Misturas homogêneas e heterogêneas, Pilha de batata, A garrafa enche bexiga, Reciclagem de óleo comestível usado na fabricação de sabão, Os sentidos, Divisão celular, Confeccionando excicatas.
RELATÓRIO DE QUÍMICA
DATA:
NOME: Nº SÉRIE:
PROFESSOR: Michele Moreira
ESCOLA: E.E.F.M. Francisco Guerreiro Chaves

TÍTULO DA PRÁTICA:

INTRODUÇÃO:

OBJETIVO: Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico.

MATERIAIS: Água, álcool, acetona, óleo, querosene, naftalina, açúcar, sal, béquer, bastão de vidro.

PROCEDIMENTO:
1º experimento: Misturar 5 mL de cada substância: (1) água + álcool, (2) água + acetona, (3) água + óleo, (4) água + querosene, (5) álcool + acetona, (6) álcool + óleo, (7) álcool + querosene, (8) acetona + óleo, (9) acetona + querosene, (10) óleo + querosene.

Preencha com ( n ) para substâncias que não se misturam e ( s ) para as que se misturam.

Água + álcool =
Água + acetona =
Água + óleo =
Água + querosene =
Álcool + acetona =
Álcool + querosene =
Álcool + óleo =
Acetona + óleo =
Acetona + querosene =
Óleo + querosene =

2º experimento: Dispor três copos. Colocar 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo um pouco de sal e no terceiro um pouco de naftalina moída. Agitar as misturas por um alguns segundos. Dispor mais três copos em fila e colocar 10 mL de querosene em cada um, e repetir as misturas feitas com água. E observe o que aconteceu.

QUESTIONÁRIO:

1. Sabendo que a água é uma substância polar e considerando que “semelhante dissolve semelhante”, observe os dados da tabela e classifique em polares e apolares as seguintes substâncias: álcool, acetona, óleo, querosene.

2. O açúcar e o sal são substâncias polares, enquanto a naftalina é uma substância apolar. No 2º experimento, você observa que o açúcar, o sal e a naftalina têm comportamento diferentes quando adicionados à água e ao querosene. O açúcar se dissolve bem em água? E em querosene? Por quê?
O que acontece com o sal e a naftalina?



Bom desempenho!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

RELATÓRIO DE PRÁTICA

RELATÓRIO DE QUÍMICA
DATA:___/___/___
NOME:____________________________________Nº_____SÉRIE:______
PROFESSOR:__________________________________________________
ESCOLA:______________________________________________________

TÍTULO DA PRÁTICA:

INTRODUÇÃO:


OBJETIVO:
Fabricar sabão, demonstrando as reações de saponificação.

MATERIAIS:
200 mL de óleo comestível usado, 100 mL de água, 2,9 g de sabão em pó, 50 g de soda cáustica (NaOH), vinagre.

PROCEDIMENTO:
Dissolver o sabão em pó em 25ml de água quente; dissolver a soda capústica em 75ml de ãgua quente (colocando a soda caústica com cuidado e lentamente). em um béquer de 400ml, adicionar lentamente as duas soluções ao óleo (não vai ao fogo0. em seguida, adicionar lentamente vinagre (ácido acético) e controlar o pH entre 6 e 7 com a ajuda de um papel indicador (ou papel de tornassol). mexer por 20 minutos utilizando um bastão de vidro. despejar em formas. Desenformar após 24h. Cortar em barras. deixar secar por vinte dias.
QUESTIONÁRIO:

1. O que são grupos hidrofóbicos e hidrofólicos?

2. Como ocorre o processo de eliminação da "sujeira" (gordura)?

3. Qual a finalidade de se adicionar ácido durante a preparação do sabão?
4. Porque é importante controlar o pH durante o processo de fabricação do sabão?