sábado, 20 de novembro de 2010




Durante o mês de outubro foram realizados diversos experimentos no Laboratório Didático de Ciências, entre eles estão: diluição, misturas, caracterização de soluções ácidas e básicas através de indicadores, condutividade elétrica de soluções aquosas e lei de Ohm.

SIMULAÇÃO SOBRE O TESTE PARA SE CALCULAR O TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
http://200.189.113.123/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/objetos_de_aprendizagem/QUIMICA/sim_qui_gasolinaadulterada.swf

Teor de álcool na gasolina

Teor de álcool na gasolina


OBJETIVO
  
Determinar o teor de álcool na gasolina; posteriormente, serão discutidos os princípios subjacentes ao método usado para esta determinação.
MATERIAL E REAGENTES

  • 10 mL de água
  • 10 mL de gasolina
  • 1 proveta de 25 mL
  • 1 rolha para tampar a proveta
  • 1 pipeta de 10 mL (ou seringa hipodérmica)

CUIDADOS
A gasolina é um líquido tóxico, bastante volátil; durante a realização desta experiência, mantenha o laboratório arejado e evite a inalação dos vapores de gasolina. Por outro lado, a gasolina é altamente inflamável; assim, durante a realização desta experiência, não deve haver qualquer chama acesa no laboratório.
PROCEDIMENTO
Usando a pipeta (ou a seringa hipodérmica), coloque 10,0 mL de gasolina na proveta. A seguir, adicione 10,0 mL de água, tampe a proveta com a rolha e agite a mistura água-gasolina. Após deixar o sistema em repouso para que ocorra a separação das fases, determine o volume de cada fase. Então, calcule o teor porcentual de álcool na amostra de gasolina.
DISCUSSÃO
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui aplica-se o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
O teor porcentual (volume a volume) de álcool na gasolina, T%, pode ser calculado utilizando-se a seguinte expressão:T% = (Válcool / Vinicial gasolina´ 100%
onde:
Válcool = 10,0 mL - Vfinal gasolina
Note que na última fórmula, o volume 10,0 mL se refere ao volume inicial da mistura gasolina álcool (se este volume for alterado, a fórmula tem que ser modificada de acordo).
Fonte: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/teor.html
Experimento soprando água de cal
Durante o mês de setembro foram realizados diversos experimentos no Laboratório Didático de Ciências, entre eles estão: soprando água de cal, teste do bafômetro, reatividades de metais com ácido cloridríco e teor de álcool na gasolina.