segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A importância dos fósseis

Os fósseis são restos de seres vivos ou vestígios de atividades biológicas (ovos, pegadas, etc.) preservados nos sistemas naturais. Entende-se por "sistemas naturais" aqueles contextos em que o processo de preservação não resulta da ação antrópica, podendo o fóssil ser preservado em sedimentos, rochas, gelo, piche, âmbar, solos, cavernas, etc. Preservam-se como moldes do corpo ou partes do próprio ser vivo, seus rastos e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino fossilis que significa "desenterrado" ou "extraído da terra". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia, iniciada com os trabalhos de Georges Cuvier.

A importância dos fósseis





1) Observando as réplicas obtidas em cada molde, responda:
a) Em qual molde foi obtida a melhor réplica ou impressão das peças?
b) Qual foi o pior molde?

2) Responda,observando o melhor molde:
a) Houve diferença entre a impressão deixada pela folha e a deixada pela concha?
b) Qual peça deixou o melhor registro?

3) Qual a alternativa que melhor explica para você sobre a importância que os registros fósseis têm para ciência. Justifique sua escolha.
a) Os restos ou vestígios fósseis são importantes, pois fornecem informações sobre o organismo vivo e o ambiente em que ele habitava.
b) Os restos ou vestígios não são usados nos estudos de Paleontologia,pois não são precisos.
c) Os registros ou impressões nada revelam sobre o organismo vivo e o ambiente em que ele habitava.